fbpx

7 dicas para manter o foco e a concentração no trabalho

Manter o foco e a concentração durante a rotina de trabalho pode ser uma tarefa difícil, afinal, ninguém consegue ficar concentrado 100% do tempo. Separamos 7 dicas que vão te ajudar a focar e concentrar mesmo naqueles dias de bloqueio criativo.

Manter o foco e a concentração durante a rotina de trabalho pode ser uma tarefa difícil, afinal, ninguém consegue ficar concentrado 100% do tempo.

E isso não tem necessariamente a ver com procrastinação.

Especialistas sugerem que nosso cérebro não está preparado para o bombardeio rápido e cada vez maior de distrações digitais, o que nos deixa com uma sensação de lentidão e, no final, menos produtivos.

Estudos comprovam ainda que o nosso cérebro precisa de pausas para se manter concentrado por muitos minutos seguidos.

Ou seja, manter o foco e concentração no trabalho não depende simplesmente da nossa força de vontade.

Quem nunca já passou por aqueles dias nos quais você simplesmente não consegue se concentrar?

E-mails, redes sociais, mensagens no celular, conversas entre colegas, multitarefas: o ambiente de trabalho é cheio de distrações que podem destruir a sua concentração.

Por isso, separamos 7 dicas aqui para te ajudar a manter o foco e a concentração  e consequentemente aumentar a sua produtividade no seu dia a dia profissional.

1. Saiba priorizar.

Vamos começar do começo: organizar suas tarefas por ordem de prioridade é o primeiro passo. Nossa dica é que você separe o que deve ser finalizado naquele dia para dar mais atenção e conseguir cumprir os prazos – e isso passa pelo planejamento! Além disso, é importante saber dizer não quando tarefas imprevistas surgem. Avalie se o problema precisa ser resolvido naquele momento ou pode ficar para depois. Saiba priorizar.

2. Elimine as distrações.

Eliminar as distrações é essencial para se manter focado. Se o ambiente de trabalho for muito barulhento e isso te atrapalhar, use um fone de ouvido para trabalhar. Separe uma hora durante o dia para checar os e-mails. Parar para responder cada vez que uma nova mensagem chega vai acabar com seu foco. Além disso, deixe o celular no silencioso e, sempre que possível, desative as notificações de redes sociais.

3. Use a tecnologia a seu favor.

Apesar de ser vilã em alguns casos, a tecnologia também pode te ajudar a manter o foco. Existem hoje vários aplicativos e ferramentas que auxiliam na produtividade. Um deles é o TomatoTimer, um relógio baseado na metodologia Pomodoro que sugere que você se concentre em uma única tarefa por 25 minutos. Outra opção são os aplicativos de lembretes e de listas de tarefas. Inclusive, já falamos de ferramentas para aumentar a produtividade aqui no blog.

4. Escreva à mão.

Nada substitui esse bom e velho método. Toda a tecnologia que pode ser usada a nosso favor, como dito acima, leva muita gente a esquecer do papel e da caneta, mas, anotar ideias no papel tem uma grande vantagem: facilidade de compreendê-las e memorizá-las. Digitar faz com que o processamento de dados pelo nosso cérebro ocorra de forma mais superficial ao usarmos o teclado, e isso quem afirma é um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Princeton e da Califórnia.

5. Alterne períodos de concentração.

Lembra que falamos no início do texto que o nosso cérebro não foi feito para se concentrar por longos minutos seguidos? Trabalhar focado é ótimo, mas já foi comprovado que o cérebro precisa de pausas para funcionar melhor. Pois então, se organize para ficar de 20 a 25 minutos superconcentrado em alguma coisa e depois, como prêmio, poder bater um papo com o colega ou levantar para um café. Essa estratégia aumenta as suas chances de você trabalhar mais em menos tempo, até porque, ninguém consegue se concentrar por períodos muito longos.

6. Cuide da saúde.

Alimentar-se bem e praticar atividades físicas são atitudes que fazem bem não apenas à sua saúde. Elas também ajudam a manter o foco. Ao se exercitar com frequência, o corpo aprende a lidar com metas e limites. A alimentação também é uma aliada, já que alguns tipos de alimentos podem causar agitação ou desacelerar o metabolismo, o que atrapalha o foco.

7. Controle a ansiedade.

Ok, é fácil falar “controle a ansiedade”. Nós sabemos que não é simples assim. No entanto, cuidar da saúde tem relação direta com o controle da ansiedade, que é umas das grandes vilãs da nossa rotina profissional. A ansiedade pode ser gatilho para vários obstáculos e, além de tirar nosso foco e nos deixar exaustos no fim de um dia de trabalho, também interfere na nossa relação interpessoal no ambiente de trabalho.

Todas essas dicas são extremamente úteis e podem ser aplicadas no seu dia a dia profissional.

Foco e concentração podem e devem ser exercitados diariamente!

film disse:

I really like and appreciate your blog article. Really looking forward to read more. Awesome. Edithe Iosep Marelda

film disse:

Excellent blog post. I definitely appreciate this site. Gillian Cobbie Katti

film disse:

I was studying some of your content on this site and I believe this internet site is very informative! Retain putting up. Nert Lindsay Muslim

film disse:

I think that everything posted was actually very reasonable. Catherin Zachary Mable

film disse:

Pretty! This was an extremely wonderful post. Thank you for providing this info. Dido Jamie Goldia

film disse:

I got what you mean,saved to my bookmarks, very nice web site. Ariela Clayson Caddaric

sikis izle disse:

You made some good points there. I looked on the internet for the issue and found most people will go along with with your blog. Meade Borden Landing

erotik izle disse:

Very good blog. Really looking forward to read more. Really Great. Gloriane Raynard Beatrice

erotik izle disse:

I like this internet site because so much useful stuff on here : D. Gerry Flemming Raddatz

erotik disse:

Healthcare careers are booming and nursing is 1 of the fastest increasing occupations projected in next 5 years. Abigale Jessee Han

erotik disse:

If you want to use the photo it would also be good to check with the artist beforehand in case it is subject to copyright. Best wishes. Aaren Reggis Sela

sikis izle disse:

I love reading through an article that will make men and women think. Jessalin Lutero Seed

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *