fbpx

Coworking construído do zero: a nossa realidade

Começar um Coworking pode ser um excelente negócio para você que gosta de empreender. Resolvemos compartilhar nossa experiência com o CWK Linhares para quem tem mente empreendedora como nós.

imagem-coworking
Sala compartilhada do Coworking Linhares

Pergunte a qualquer empreendedor de sucesso sobre como foi o começo da sua carreira e dos seus negócios que a resposta provavelmente será “Eu comecei do zero” – a não ser que ele seja filho do dono.

Todo mundo que empreende começa com uma ideia, com a coragem de investir, com a força de vontade de passar pelos obstáculos, com os planejamentos, com as planilhas de custo, com os parceiros e por aí vai…

Aqui no Coworking Linhares não foi diferente.

Estamos comemorando 2 anos de existência e resolvemos contar a nossa história e compartilhar com vocês a nossa experiência como Coworking desde o começo da nossa trajetória que começou lá no sul do Brasil e hoje faz história aqui no norte do Espírito Santo na cidade de Linhares.

Quem sabe falando da gente não ajudamos você que quer empreender de alguma forma, não é?

Do Paraná ao Espírito Santo

Nascida na cidade de Joaquim Távora no Paraná, Kamila Lopes, fundadora do CWK Linhares, mudou-se para o Espírito Santo quando ainda tinha 18 anos. Uma “jovem adulta” segundo a própria.

E essa mudança de cidade e estado no ano de 2012 aconteceu porque a jovem adulta de 18 anos era recém-casada com o também jovem de 18 anos Uellington Damazio, que havia se mudado para o Espírito Santo com a família, e hoje são sócios no Coworking Linhares.

Muito romântico né? Mas é melhor voltarmos ao tema do texto que é começar um Coworking do zero.

O impacto cultural e regional é grande para quem sai de uma cidadezinha do interior paranaense para uma cidade maior em outro estado e, logo no início o primeiro trabalho como vendedora em Linhares foi também o primeiro contato que Kamila teve com o empreendedorismo.

Passando por uma contabilidade como assistente administrativa, a fundadora do CWK Linhares aprimorou e reforçou as noções de gestão empresarial e de pessoas.

Concomitantemente com a faculdade de Administração, Kamila trabalhou ainda com assessoria política e ganhou mais bagagem no mercado de trabalho.

Foi quando então, a ideia do Coworking surgiu para a empreendedora.

“VIMOS UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO COM O COWORKING.”

O conceito de um espaço onde várias empresas compartilham do mesmo ambiente de trabalho, ideias e facilidades foi apresentado para Kamila por seu sócio e marido Uellington Damazio e, logo a jovem paranaense já estava com o seu objetivo formado: fundar o primeiro Coworking da região norte do Espírito Santo.

À época, quando Kamila começou a estudar o modelo Coworking de trabalho enxergou para além do ambiente inovador: a empreendedora, junto do seu marido Uellington, perceberam que havia ali uma oportunidade de negócios para as empresas e empreendedores da cidade, com uma redução de despesas administrativas, incluindo os próprios projetos dos dois.

A cidade de Linhares, que já figurou na lista dos 10 municípios do interior que mais crescem no Brasil, é uma das cidades capixabas com um dos maiores investimentos previstos e se destaca pela relevância econômica na região norte do Espírito Santo e sul da Bahia, vislumbrava então o seu primeiro Coworking.

Espaço encontrado; desafios achados.

Entender como os grandes players do mercado operam foi fundamental para o início do funcionamento do CWK Linhares.

Visitar capitais como São Paulo e Vitória e conhecer outros Coworkings ajudou o casal de empreendedores a entender a estrutura física, a prestação de serviços, a movimentação de pessoas e de clientes neste modelo de trabalho.

Você precisa visitar outros espaços, encontrar referências e aprender e ver com quem sabe!

Visitas feitas, entendimento do negócio encaminhado, espaço físico encontrado…obras!

“O DESEJO DE DAR CERTO FOI TÃO MAIOR QUE PERSISTIMOS. ”

foto-fundadora-coworking
Kamila Lopes, fundadora do Coworking Linhares

Reformas, obras, mobília, instalações, personalização de ambientes, tudo isso demanda trabalho e custa caro para dar certo.

Você que está lendo este texto deve estar se perguntando neste momento: “Tá mas e o dinheiro para investir nisso tudo?”.

Bem, o começo foi do zero e não existiam recursos pessoais então a solução encontrada pelo casal de empreendedores foi buscar um crédito pessoal com valor de capital muito inferior ao que eles sabiam que precisavam para investir no negócio e tirar o CWK Linhares do papel.

O empréstimo ajudou bastante, foi o ponta pé inicial, mas, ainda sim, era preciso reduzir custos.

Você vai precisar se sujar de tinta, eventualmente.

Ponha a mão na massa, literalmente.

No momento em que se tem o espaço físico para um Coworking e vai se começar do zero, tudo precisa ser reformado e reformulado, de ideias ao espaço estrutural.

Primeiro porque só você como empreendedor sabe como quer aquele ambiente e o que precisa pra dar certo e segundo porque você tem que oferecer serviços de qualidade para seus clientes, que são outros empreendedores e empresas que querem praticidade e networking dentro de um ambiente de Coworking.

“ACHAMOS O NOSSO ESPAÇO E COMEÇAMOS AS OBRAS.”

A formação em Engenharia de Uellington contribuiu nos projetos estruturais, nos levantamentos de reformas e nos contatos para se conseguir mobílias adequadas.

A formação em Administração de Kamila contribuiu para gerenciar as obras, as quais, inclusive, foram feitas em grande parte pela própria empresária.

Pintar parede, colar papel de parede, comprar materiais, fazer o cafezinho, limpar e faxinar, resolver a internet que caiu, gerenciar o sistema de agendamentos, recepcionar, decorar, mudar móvel de lugar, ufa!

No começo de um Coworking você precisa estar disposto a fazer de tudo um pouco e encontrar parceiros e amigos que possam e estejam dispostos a te ajudar.

Use a sua rede de contatos para isso e tenha em mente que toda ajuda é bem-vinda!

O desejo de dar certo tem que ser maior do que os obstáculos e desafios que – com certeza – neste vão surgir começo de jornada de um Coworking.

Desafio: educar o seu público.

Passado a parte de obra/reforma, vem um outro desafio que surge quando se é o primeiro Coworking de uma cidade: educar as pessoas do que é um CWK e encontrar o seu público-alvo de onde você está localizado.

“COWORKING NÃO É ALUGAR SALA.”

Você precisa deixar bem claro para as pessoas que nunca ouviram falar em Coworking o que é a proposta de modelo de trabalho e despertar o interesse no seu público-alvo de que um espaço de Coworking é um ambiente onde se proporciona a empresas e pessoas físicas a oportunidade de desenvolver os seus negócios com o menor custo possível, onde se paga pelo que se usa e se tem a vantagem de muito networking, de interação empresarial, de contatos com outros profissionais de diversas áreas e de um ambiente inovador que impulsiona e propulsiona ideias, tecnologia e novas formas de negócios.  

Nesta etapa é fundamental que você invista em marketing para expandir e divulgar o seu espaço para chegue a quem realmente está precisando dos seus serviços.

“JÁ PRESENCIEI MUITAS VEZES NEGÓCIOS ENTRE PESSOAS ACONTECENDO AQUI NO COWORKING LINHARES.”

Quando se é o primeiro Coworking de uma cidade e região as referênciaS acabam sendo o próprio empreendedor, ou seja, você, que precisa pôr em prática todo o conhecimento profissional que tem, aliar com a bagagem de mercado de trabalho, com as suas experiências como colaborador em outras empresas, com as referências de fora que você buscou e busca e com a própria capacidade de gerir o seu próprio negócio.

E aí está outro desafio: lidar consigo mesmo.

A maior dificuldade ao se abrir um Coworking pode ser você mesmo.

Lidar com o autocontrole, com problemas do dia a dia, com o gerenciamento de pessoas e com os diversos tipos de clientes é um aprendizado diário e que nunca acaba.

Você vai ter que trabalhar seu autoconhecimento todos os dias.

Coworking é dar vida ao seu desejo de fazer a diferença.

Começar um Coworking e apostar nesta jornada é dar vida aos seus próprios desejos que podem não estar muito claros no começo, mas que vão se fortificando e tomando forma ao longo do caminho.

Ao longo do tempo vai se descobrindo a si mesmo, vai se entendendo as necessidades dos clientes e vai se percebendo como o Coworking pode contribuir para que outros empreendedores tirem do papel seus sonhos, seus negócios e seus desejos.

Hoje, o Coworking Linhares comemora 2 anos de muito aprendizado e desenvolver-se como empresário, como empreendedor e como pessoa é a principal recompensa de se comandar e gerenciar um ambiente de trabalho inovador.

Ver uma Sala Compartilhada com profissionais trocando experiências, criando e co-criando ideias e pensando de maneira inovadora é gratificante.

Conhecer profissionais de outros estados através do Escritório Virtual é um aprendizado diário.

Trocar experiências com uma equipe da Sala Privativa é entender outras áreas profissionais e ampliar a sua própria carreira.

A empresa sempre é o reflexo do empreendedor e a cultura que se prega e se pratica no negócio reflete nos resultados.

Ter um Coworking te possibilita aprender todos os dias, estudar, melhorar, entender o mercado, ficar de olho nas tendências, nos serviços que os seus clientes precisam, firmar novas parcerias e melhorar a rotina de quem, como você, empreende e tem objetivos e sonhos profissionais.

Afinal, empreender é ter autonomia para usar e melhorar as competências, é ter comprometimento e dedicação, é assumir riscos e criar algo novo, inovador e de valor que faça a diferença na vida das pessoas.

Vem tomar um café com a gente e conheça os nossos serviços.

film disse:

I really like and appreciate your blog article. Really looking forward to read more. Awesome. Edithe Iosep Marelda

film disse:

Excellent blog post. I definitely appreciate this site. Gillian Cobbie Katti

film disse:

I was studying some of your content on this site and I believe this internet site is very informative! Retain putting up. Nert Lindsay Muslim

film disse:

I think that everything posted was actually very reasonable. Catherin Zachary Mable

film disse:

Pretty! This was an extremely wonderful post. Thank you for providing this info. Dido Jamie Goldia

film disse:

I got what you mean,saved to my bookmarks, very nice web site. Ariela Clayson Caddaric

sikis izle disse:

You made some good points there. I looked on the internet for the issue and found most people will go along with with your blog. Meade Borden Landing

erotik izle disse:

Very good blog. Really looking forward to read more. Really Great. Gloriane Raynard Beatrice

erotik izle disse:

I like this internet site because so much useful stuff on here : D. Gerry Flemming Raddatz

erotik disse:

Healthcare careers are booming and nursing is 1 of the fastest increasing occupations projected in next 5 years. Abigale Jessee Han

erotik disse:

If you want to use the photo it would also be good to check with the artist beforehand in case it is subject to copyright. Best wishes. Aaren Reggis Sela

sikis izle disse:

I love reading through an article that will make men and women think. Jessalin Lutero Seed

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *