fbpx

5 Hábitos que prejudicam sua produtividade no trabalho (e você nem percebe)

Você já desejou que seu dia tivesse mais do que 24h para dar conta de tudo o que tem que fazer? Bom, se a sua resposta é sim a gente precisa conversar sobre hábitos.

Você já desejou que seu dia tivesse mais do que 24h para dar conta de tudo o que tem que fazer? Bom, se a sua resposta é sim a gente precisa conversar sobre hábitos que prejudicam a sua produtividade no trabalho.

Desejar que o dia tenha mais horas é o mesmo que admitir que não se está dando conta das tarefas diárias ou semanais. Ou seja, tem algo na sua rotina de trabalho que precisa mudar.

Alguns hábitos e comportamentos prejudicam a nossa produtividade e interferem diretamente no nosso rendimento profissional e eles se tornam perceptíveis quando desejamos um dia com mais de 24 horas.

Que tal fazer uma autoanálise e descobrir se algum hábito anda atrapalhando a sua produtividade?

Quando se está consciente de que a sua performance profissional anda sendo prejudicada por maus hábitos, torna-se mais fácil assumir a responsabilidade por suas escolhas e combatê-los.
Bora dar uma olhada em 6 hábitos que podem estar te atrapalhando no trabalho?

1# Interromper as atividades constantemente.


Não precisa ser psicólogo para perceber que interromper as atividades constantemente é uma forma de procrastinar. Quando você interrompe o que está fazendo e se distrai, ou melhor, desfoca da sua atividade para focar em outro assunto você está basicamente “fugindo” da demanda, deixando algo pra depois, procrastinando.


A interrupção constante das atividades é um dos maiores inimigos do seu sucesso profissional, pois afeta o seu rendimento, a competitividade no mercado e até o relacionamento com a equipe e o time.


Uma das formas de se combater esse comportamento é se autoanalisar.

Descobrir os gatilhos da sua procrastinação, ou seja, o que provoca a falta de produtividade, a desconcentração e o ócio. Estamos falando de algo extremamente subjetivo, pois cada indivíduo possui os seus próprios gatilhos.

Há quem se distraia, por exemplo, com os próprios membros da equipe, com conversas paralelas ou com as próprias redes sociais.


Dividir as suas demandas em tarefas menores, sub-tarefas e realizar um checklist do que você precisa fazer para finalizar a demanda é uma excelente maneira de se organizar e dominar melhor o seu tempo e o seu processo de trabalho.

Se precisar, mude de ambiente e vá trabalhar dentro de uma sala mais reservada. Estabeleça metas e hábitos alcançáveis e recompense a si mesmo pelo progresso. Organize o seu dia para que seja possível arcar com todos os compromissos necessários.

Não deixa que esse hábito diminua a sua qualidade de vida, gere frustração no local de trabalho e provoque conflitos indesejáveis.

2# Não definir processos

Já que falamos de processos, defini-los é uma boa maneira de melhorar a produtividade no trabalho e isso envolve o coletivo pois é fundamental enxergar a sua rotina de trabalho como algo que passar por todos.


Imagine ter que fazer o mesmo bolo durante o dia, mas sem que haja uma receita para se seguir. Você pode argumentar que a prática leva à eficiência e que uma boa memória consegue suprir a necessidade para que o trabalho seja feito.


Quando você define os seus processos de trabalho, além de ajudar a si próprio, você está contribuindo pro coletivo porque caso você não esteja na empresa, alguém pode seguir os seus passos processuais e executar ações e tarefas sem que haja perdas significativas de qualidade, além é claro, da otimização de tempo.


Leve isso para o seu dia a dia. Defina processos para as suas principais atividades. Comece por meio de um mapeamento, destacando os mais importantes. Coloque-os em prática e acompanhe a eficiência do método definido.

3# Centralizar as tarefas operacionais

Você sabe qual é a diferença entre centralizar e delegar? Muitos gestores confundem o significado dessas palavras. Entretanto, saber a diferença entre elas é fundamental para o sucesso da sua liderança e a produtividade no trabalho.


Centralizar as tarefas operacionais demonstra um controle excessivo e prejudica toda a equipe já que significa desconfiar da capacidade intelectual dos profissionais.

Isso pode ser demonstrado quando você dá ordens tão detalhadas que soa como se o outro profissional não fosse capaz de pensar. Essa ação infantiliza a equipe, pois incentiva as pessoas a não tomar iniciativas e sempre esperar pela sua decisão.


Delegar tarefas é o ideal para quem quer ter uma postura de líder que preza pela produtividade pois quando você delega algo, você compartilha o que precisa ser feito e acompanha o processo, dando autoridade ao profissional e sendo corresponsável pelos resultados obtidos.


Evitando centralizar as tarefas e os processos para si você aprende a delegar e evita também que a política do “se vira” seja uma constante na sua empresa, além é claro de dividir toda a carga profissional entre a equipe, evitando o seu próprio esgotamento.

4# Responder e-mails imediatamente

Todo comportamento que se torna obsessivo é um problema. O hábito de responder e-mails imediatamente faz com que você perca tempo e foco dentro da sua rotina.

E isso tem a ver também com processos operacionais. É importante definir e ter em mente que tarefas em andamento são prioridades e que parar tudo o que se está fazendo para responder e-mail pode destruir a sua produtividade no trabalho.


Lembra do primeiro tópico? Pois é, interromper atividades constantemente não é nada legal dentro de uma rotina profissional e atrapalha todo o seu processo produtivo.


Estabeleça um método para checar e responder os e-mails. Faça isso em períodos pré-determinados do seu dia. Comece o dia organizando a caixa de entrada, sinalizando quais mensagens são importantes ou urgentes e priorizando as respostas delas.

Aquelas que tiverem baixa prioridade podem ficar para o intervalo entre a execução de cada tarefa.

5# Desenvolver várias tarefas simultaneamente

Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode não ser uma habilidade de fato e existem estudos sobre isso. Quando falamos em entregar qualidade, desenvolver várias tarefas simultaneamente não é tão positivo quanto alguns profissionais costumam considerar.


Por melhor que você seja, focar em cada tarefa individualmente propicia a chance do seu trabalho sair bem feito, com calma e dedicação. Ou seja, você entrega um trabalho completo, focado nos resultados e objetivos pretendidos.


Esse tempo dedicado às tarefas, individualmente falando, fomenta a criatividade e o surgimento de soluções inovadoras — às vezes para problemas cotidianos que ninguém antes havia pensado.


Faça um planejamento do seu dia, dividindo as tarefas em bloco. Estabeleça prioridades naquelas tarefas que são importantes, antes que virem urgências.

Cumpra com os prazos estabelecidos e, se for possível, automatize alguns processos. Tenha paciência com a mudança de comportamento e encare-a de modo positivo, pois se trata da qualidade das entregas que você fará.

A mudança positiva de postura e de comportamento ajuda a torná-lo um profissional mais completo, melhora qualidade do seu trabalho e o relacionamento interpessoal com a sua equipe que passa a vê-lo como um líder ao invés de um chefe.

Autoanalisar-se é um processo gradual e que deve se tornar um hábito. Mudar comportamentos é um trabalho constante e diário que pode e deve ser praticado por toda a sua vida e carreira profissional.

Os hábitos que prejudicam sua produtividade que listamos aqui te ajudam a pensar melhor sobre si e sobre como você é visto no ambiente de trabalho.

As ações propostas para combater os maus hábitos ajudarão não somente no seu rendimento, mas nos resultados de todo o seu negócio.

Para te ajudar ainda mais, nós temos 7 Ferramentas para Aumentar a Produtividade. Aliando a mudança de hábito com as ferramentas adequadas você se tornará um líder competente, produtivo e exemplo para a sua equipe.


Seja o dono do seu futuro!

film disse:

I really like and appreciate your blog article. Really looking forward to read more. Awesome. Edithe Iosep Marelda

film disse:

Excellent blog post. I definitely appreciate this site. Gillian Cobbie Katti

film disse:

I was studying some of your content on this site and I believe this internet site is very informative! Retain putting up. Nert Lindsay Muslim

film disse:

I think that everything posted was actually very reasonable. Catherin Zachary Mable

film disse:

Pretty! This was an extremely wonderful post. Thank you for providing this info. Dido Jamie Goldia

film disse:

I got what you mean,saved to my bookmarks, very nice web site. Ariela Clayson Caddaric

sikis izle disse:

You made some good points there. I looked on the internet for the issue and found most people will go along with with your blog. Meade Borden Landing

erotik izle disse:

Very good blog. Really looking forward to read more. Really Great. Gloriane Raynard Beatrice

erotik izle disse:

I like this internet site because so much useful stuff on here : D. Gerry Flemming Raddatz

erotik disse:

Healthcare careers are booming and nursing is 1 of the fastest increasing occupations projected in next 5 years. Abigale Jessee Han

erotik disse:

If you want to use the photo it would also be good to check with the artist beforehand in case it is subject to copyright. Best wishes. Aaren Reggis Sela

sikis izle disse:

I love reading through an article that will make men and women think. Jessalin Lutero Seed

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *