fbpx

Nômade Digital: o que é e como se tornar um

Nômade digital é o termo que designa aquele profissional que trabalha fora de um escritório fixo e que, na maior parte do tempo, viaja para vários lugares trabalhando em locais que tenham uma boa conexão com a internet.

nomade-digital-o-que-e-como-se-tornar-um

Você já deve ter ouvido falar nos nômades digitais, não é?

Falando assim soa até estranho como se fossem uma espécie de tribo, e não deixam de ser, porque nômade digital é o termo que designa aquele profissional que trabalha fora de um escritório ou endereço fixo e que, na maior parte do tempo, viaja para vários lugares trabalhando em destinos turísticos que tenham uma boa conexão com a internet.

Não é raro encontrar nômades digitais hoje e, com o mundo digital cada vez mais inovador, as novas tendências do mercado propiciam o cenário ideal para que estes profissionais trabalhem de onde quiserem, conciliando tempo, lazer e resultados.

É como se fosse um home office, só que fora de casa.

Os profissionais que seguem a tendência do nomadismo digital trabalham em várias cidades ou países e fazem o seu próprio escritório onde estiverem.

Você pode trabalhar no seu laptop com uma vista para praia ou para montanha, por exemplo.

O home é o mundo e o escritório são bibliotecas, cafés, coworkings, uma casa no Airbnb, um hostel, ou uma janela com vista para a Torre Eiffel.

Geralmente, o nômade digital é aquela pessoa que gosta muito de viajar e faz isso sem perder contato com o chefe, com um cliente ou sem deixar de produzir enquanto está viajando por aí.

E este modelo de trabalho funciona para muita gente viu?

Não pense que o nomadismo digital está relacionado apenas às profissões e áreas mais digitais como publicidade, comunicação, marketing ou programação, por exemplo.

Está cada vez mais fácil encontrar profissionais de áreas “tradicionais” como advogados, arquitetos, psicólogos e engenheiros que optam por viajar e trabalhar de onde querem.

Quais as vantagens de ser um nômade digital?

A principal vantagem de optar pelo nomadismo digital é, logicamente, pode trabalhar enquanto conhece lugares, culturas, e línguas diversas e ter a flexibilidade de fazer o seu horário e a sua rotina, como um freelancer.

Quem opta por esse modelo de trabalho foge totalmente da rotina convencional de “casa-escritório-casa”, o que pode ser visto até como um privilégio profissional.

Logicamente, o nômade digital não trabalha sob a mesma pressão que uma rotina dentro de um escritório fixo exige.

A liberdade de poder trabalhar de onde quiser possibilita a sensação de entregar serviços e resultados sem tanta cobrança, até porque, mesmo que uma tarefa urgente apareça, você pode dar conta do recado, terminar a demanda e ir relaxar dando uma corrida numa praia do nordeste brasileiro, tomando um café na Champs-Élysées ou sentando num pub em Londres para espairecer com um chope.

É tudo lindo o tempo todo?

Não. Não é tudo lindo e maravilhoso como num filme da Sessão da Tarde.

Decidir ser um nômade digital te dá liberdade ao mesmo tempo que traz questões importantes a serem consideradas.

Como trabalhar viajando não deixa de ser uma jornada, e toda jornada tem seus percalços, aqui vão alguns deles que você pode encontrar no caminho:

  • Internet – como a gente já disse no começo do texto, para ser um nômade digital você precisa de uma boa conexão, leia-se: uma conexão que te permita realizar uma chamada de vídeo decente ou enviar e receber arquivos. Por isso, você precisa ter certeza de que o lugar que você vai viajar ou passar uns dias tenha uma boa conexão wi-fi que não prejudique a sua produtividade, até porque, você pode estar a milhares de quilômetros de distância e não vai ter como resolver o pepino presencialmente, não é?
  • Local fixo – não ter um local ou endereço fixo para trabalhar pode ser um problema caso você precise resolver algo que precisa ser realizado na sua agência bancária, por exemplo. Portanto, para ser um nômade digital você também precisa se antecipar e conhecer bem os seus destinos para trabalhar remotamente com segurança e garantia de que tudo vai ser realizado como deve ser.
  • Distância afetiva – bom, trabalhar conhecendo o mundo, viajando por várias cidades e países significa estar longe das pessoas que você conhece e ama. Pode ser que este processo de se tornar um nômade digital tenha que ser conversado com amigos e familiares, afinal, nem todo mundo vai querer te ver longe, por mais que você saiba que vai ser a melhor decisão para você. 

Mas como eu me torno um nômade digital?

Agora que você já sabe o quê, como e por onde um nômade digital trabalha, você já sabe também se a ideia de trabalhar viajando te agrada ou é viável, não é?

Trabalhar viajando sem perder o ritmo de trabalho requer disciplina, foco e concentração.

Ou seja: não é uma tarefa simples!

Para se tornar um nômade digital é precisar tomar certos cuidados e aí entra, principalmente, a parte financeira.

Planejamento financeiro é a base para quem quer adotar o nomadismo digital como modus operandi.

Quitar dívidas ou qualquer outra pendência financeira que você tenha é o primeiro passo.

Você não vai querer ter que resolver problemas com dívidas aqui estando em outro país, acredite!

Estabilidade econômica é o que vai nortear e te preparar para começar a sua jornada.

Dívidas ok! E a competência?

Querer ser um nômade digital é um desejo que para ser realizado precisa de capacitação – toda hora é hora para se capacitar online.

Se você planeja trabalhar enquanto viaja pelo mundo, você precisa estar com diplomas e certificados em dia.

Se comunicar em outro país não envolve apenas saber a língua local.

Você precisa estar preparado e capacitado caso precise de uma certificação enquanto está viajando.

Falando em comunicação, você vai precisar ter a certeza que o seu destino te oferece possibilidade de manter contato com sua família e amigos, além do trabalho, lógico.

É bom também verificar se plano de saúde, seguros ou qualquer outro tipo de assistência que você possua aqui valem também para onde você quer ir.

Isso faz toda a diferença.

Ah, o seu Plano B (sim, você tem que ter um) precisa sempre estar em mente ok?

As coisas podem dar errado porque não estamos num filme da Sessão da Tarde, lembra?

Quais são os destinos adequados para um nômade digital?

Nada melhor do que uma lista de locais recomendados para quem quer iniciar a jornada no nomadismo digital, por isso, indicamos o site Nomad List que tem um catálogo com os melhores destinos avaliados por score para quem quer viajar e trabalhar em destinos que ofereçam segurança e suporte necessário para tudo isso.

De acordo com o Nomad List, a Cidade do México é um excelente destino para os nômades digitais: custo de vida, turismo, internet e segurança são os pontos de destaque da cidade – além da língua ser irmã da nossa, não é?

A capital de Portugal também figura entre os melhores destinos para se trabalhar como nômade, e o site a recomenda como excelente em todos os pontos avaliados – para gente, o idioma ainda é um facilitador na comunicação, que é tão imprescindível no nomadismo digital.

Para não ficar só na gringa, Rio de Janeiro, Floripa e Fortaleza são destinos brasileiros listados e pontuados pelo Nomad List também.

Tanto lá fora quando aqui dentro do país, o destino ideal é aquele que oferece uma boa estrutura em comunicação, políticas de segurança, turismo adequado e um baixo custo de vida, afinal, o nômade não pensa em fincar raízes num lugar por muito tempo.

É importante lembrar que é preciso se preocupar com questões políticas e sociais quando se resolve trabalhar de outros países – questões de gênero, raça e sexualidade por exemplo.

Bom, nossa parte tá feita, explicamos tudo que você precisa saber.

A sua jornada pode começar agora, basta planejamento, capacitação e vontade de se aventurar.

Bon voyage!

film disse:

I really like and appreciate your blog article. Really looking forward to read more. Awesome. Edithe Iosep Marelda

film disse:

Excellent blog post. I definitely appreciate this site. Gillian Cobbie Katti

film disse:

I was studying some of your content on this site and I believe this internet site is very informative! Retain putting up. Nert Lindsay Muslim

film disse:

I think that everything posted was actually very reasonable. Catherin Zachary Mable

film disse:

Pretty! This was an extremely wonderful post. Thank you for providing this info. Dido Jamie Goldia

film disse:

I got what you mean,saved to my bookmarks, very nice web site. Ariela Clayson Caddaric

sikis izle disse:

You made some good points there. I looked on the internet for the issue and found most people will go along with with your blog. Meade Borden Landing

erotik izle disse:

Very good blog. Really looking forward to read more. Really Great. Gloriane Raynard Beatrice

erotik izle disse:

I like this internet site because so much useful stuff on here : D. Gerry Flemming Raddatz

erotik disse:

Healthcare careers are booming and nursing is 1 of the fastest increasing occupations projected in next 5 years. Abigale Jessee Han

erotik disse:

If you want to use the photo it would also be good to check with the artist beforehand in case it is subject to copyright. Best wishes. Aaren Reggis Sela

sikis izle disse:

I love reading through an article that will make men and women think. Jessalin Lutero Seed

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *