fbpx

7 dicas para parar de procrastinar

Conheça as sete dicas infalíveis que selecionamos para te ajudar a ser mais produtivo e acabar de vez com a procrastinação...

procrastinar

Parar de procrastinar parece um problema impossível de resolver aos olhos de um procrastinador, e isso não é verdade, continue lendo e conheça as sete dicas infalíveis que selecionamos para te ajudar a ser mais produtivo.

Nós já falamos aqui no blog do CWK Linhares sobre os 5 hábitos que prejudicam a sua produtividade no trabalho e sabemos que muito da improdutividade vem da procrastinação. 

Por isso, nada mais justo e coerente do que não só falar, mas também darmos dicas para ajudar a parar de procrastinar em definitivo, não é?

Pois bem, a definição de procrastinar em si não é tão ruim, no entanto, a procrastinação pode se tornar uma inimiga da rotina para quem não consegue fugir dela e alguns hábitos só potencializam essa esquiva das tarefas e demandas do dia a dia. Seja trabalhando individualmente ou em equipe, a procrastinação pode atrapalhar a todos.  

Na verdade, procrastinar é um problema enraizado no ser humano, tanto que existem estudos e pesquisas sobre este comportamento que pode ser crônico – separamos no fim do texto alguns links com estudos e dados importantes sobre o tema.

Mas, o questionamento que fica é: como parar de procrastinar?

Bora pras dicas!

1) Dê o primeiro passo.

Começar a fazer algo já é um começo. Ok, isso pareceu redundante mas tem um fundamento aí.

Quando você dá o primeiro passo – que não precisa ser enorme como um do Usain Bolt numa prova – por mais que seja pequeno já te dá aquela sensação de algo realizado.

E é aí que está o segredo.

Procrastinar gera, entre outros sentimentos negativos, o de culpa quando não damos conta do que deveríamos dar e temos consciência disso, então, se você estabelece uma pequena meta e a completa, a sensação de realização vai te ajudar a continuar trabalhando.

Vai servir como um combustível para você sair do círculo vicioso que é a procrastinação. 

O truque é definir uma meta baixa e ir em frente.

2) Gerencie suas emoções, não apenas o seu tempo.

Falando em círculo vicioso…acreditar que você deve esperar estar com bom humor para fazer algo é uma armadilha que pode levar à procrastinação.

Refletir sobre o porquê você está se esquivando da tarefa te ajuda a se autorregular sobre tal comportamento e sentimento. 

Por exemplo: você tem um relatório para terminar. Você já começou a escrever mas parou porque você não está num bom dia para isso e não vai sair perfeitamente como você gostaria.

O medo de não sair perfeitamente, assim como o medo de falhar, de decepcionar os outros, de perder a autoestima e etc, são formas de você fugir da atividade com a desculpa do “humor” e, consequentemente, regular externamente as suas emoções.

E aí já viu né? Você vai procurar qualquer outra coisa pra fazer ao invés de terminar o relatório nesse dia tão ruim no qual você se encontra. 

Gerencie as suas emoções, mude o modo como você vê a situação, reavalie-se cognitivamente e nomeie a emoção que você está experimentando.

Tente parar e pensar “Por que eu tô sentindo isso e agora?”.

Exercitar-se dessa forma pode te ajudar a lidar melhor com o que está desencadeando a sua procrastinação.

3) É mesmo procrastinação?

Nem todo atraso é procrastinação. Gerenciar seu tempo também envolve saber o melhor momento para realizar uma tarefa.

Deixar aquele relatório que você já começou a fazer para terminar amanhã à tarde porque seu tempo estará mais tranquilo e você terá tempo hábil de se dedicar adequadamente à tarefa não é procrastinar.

Esclarecer o que são casos de procrastinação e o que são apenas atrasos, que têm outro sentido, facilita o processo de visualizar a prática de procrastinar e gerenciá-la.

4)  Pratique a procrastinação “estruturada”.

Colocar a tarefa “chefão” no topo da lista de prioridades do dia te ajuda a usar sua vontade de evitá-la para resolver as sub-tarefas que não deixam de ser importantes também. 

Se você fizer logo de cara a atividade que você evitaria a todo custo, além é claro das sub-tarefas, e preencher o dia com outras atividades mais simples como fazer café ou carregar o celular você via se sentir mais realizado mesmo que cumprindo tarefas mais simples.

Ou seja, praticando uma procrastinação estruturada você aumenta o sentimento de realização e de motivação, que te ajuda a realizar tudo o que precisa ao longo da sua rotina de trabalho.

5) Faça uma lista de tarefas.

Para pôr a tarefa “chefão”, que amedronta qualquer procrastinador de plantão, no topo da sua lista de tarefas você precisa ter uma organização prévia do seu dia certo? 

E é aí que entra em ação a boa e velha lista de tarefas. 

Listar suas demandas diárias te torna mais consciente das tarefas que você precisa realizar, e isso te ajuda a primeiro: saber e determinar a ordem do seu tempo gerenciando não só o relógio, mas também o seu sentimento de ansiedade, uma vez que, se você tem ciência do que você vai fazer primeiro e depois e depois não haverá motivo para “afobação” e, segundo: listar suas atividades e controlar o que você está cumprindo otimiza o seu tempo e te deixa mais disposto a realizar qualquer imprevisto que surja durante a rotina de trabalho, já que você sabe o roteiro do seu dia.

6) Faça planos que incluam os imprevistos

E por falar em imprevistos…ainda que você se comprometa a não procrastinar, os imprevistos podem acabar com seus planos – e eles acontecem. 

Identificar antecipadamente fatos externos e internos que podem te atrapalhar no cumprimento das tarefas pode ser a melhor saída para lidar com imprevistos. 

Criar uma estratégia de antecipação que envolva pensar na resposta caso algo saia do previsto, ou seja, pensar antecipadamente em como você reagiria ou agiria em determinada situação crítica te deixa preparado e evita a autossabotagem. 

Dica da dica: desligue as notificações eletrônicas, se você acha que vão te distrair em algum momento.

7) Evite se repreender

Sentimento de culpa, inferioridade, baixa autoestima e insuficiência são comuns quando a procrastinação se torna um problema que interfere na produtividade. 

Todas essas emoções autodestrutivas prejudicam a saúde física e mental e não deixam enxergar com clareza as situações que desencadeiam comportamentos de procrastinação e que acabam atrapalhando as relações profissionais. 

É importante que você seja gentil consigo mesmo e se lembre que erros acontecem e que procrastinar pode fazer parte da nossa vida em determinadas situações, o que importa é aprender a controlar todas as emoções que desencadeiam tais comportamentos e hábitos para que você não fique paralisado pelas consequências negativas da procrastinação.

Separamos aqui alguns links de estudos e dados sobre o ato de procrastinar:

Que tal não deixar para amanhã as dicas que você pode pôr em prática hoje?

Boa leitura!

film disse:

I really like and appreciate your blog article. Really looking forward to read more. Awesome. Edithe Iosep Marelda

film disse:

Excellent blog post. I definitely appreciate this site. Gillian Cobbie Katti

film disse:

I was studying some of your content on this site and I believe this internet site is very informative! Retain putting up. Nert Lindsay Muslim

film disse:

I think that everything posted was actually very reasonable. Catherin Zachary Mable

film disse:

Pretty! This was an extremely wonderful post. Thank you for providing this info. Dido Jamie Goldia

film disse:

I got what you mean,saved to my bookmarks, very nice web site. Ariela Clayson Caddaric

sikis izle disse:

You made some good points there. I looked on the internet for the issue and found most people will go along with with your blog. Meade Borden Landing

erotik izle disse:

Very good blog. Really looking forward to read more. Really Great. Gloriane Raynard Beatrice

erotik izle disse:

I like this internet site because so much useful stuff on here : D. Gerry Flemming Raddatz

erotik disse:

Healthcare careers are booming and nursing is 1 of the fastest increasing occupations projected in next 5 years. Abigale Jessee Han

erotik disse:

If you want to use the photo it would also be good to check with the artist beforehand in case it is subject to copyright. Best wishes. Aaren Reggis Sela

sikis izle disse:

I love reading through an article that will make men and women think. Jessalin Lutero Seed

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *