fbpx

O que é um Coworking?

Coworking é um modelo de trabalho, empresas e comunidades baseado no compartilhamento de espaços e ambientes, reunindo diversos profissionais de diferentes áreas gerando network e troca de experiências.

Coworking é um modelo de trabalho, empresas e comunidades baseado no compartilhamento de espaços e ambientes, reunindo diversos profissionais de diferentes áreas gerando network e troca de experiências.

o-que-e-coworking

No conceito, Coworking é um espaço colaborativo para mentes criativas, empreendedoras e que buscam impulsionar seu negócio com base em inovação, criatividade e troca de experiência, mas na prática tudo isso vai muito além.

Como surgiu o Coworking?

Lá na longínqua década de 90, um designer de games chamado Bernie de Koven criava o termo Coworking. O ano era 1999 e o objetivo de Bernie era estender o ambiente de trabalho por meio online.

O século virou e em 2005, nos Estados Unidos, Brad Neuber teve a brilhante ideia de criar a Hat Factory, uma espécie de loft onde Brad e mais dois empreendedores iniciaram o modelo de trabalho que se tornou referência de economia criativa – e te trouxe até aqui.

O Hat Factory utilizou a ideia do Coworking e compartilhou o espaço usado pelos três empreendedores com outros profissionais e ali se concretizava, de fato, a ideia de Coworking na prática.

Não demorou muito para esse conceito de modelo de trabalho tão atrativo e inovador se espalhar pelo mundo todo – por aqui no Brasil, o primeiro Coworking foi criado em São Paulo, por volta de 2007- e ser responsável hoje por aproximadamente 3% do mercado de escritórios mundiais, segundo estudos – que pode chegar a 30% em 2030.

O que é Coworking na prática?

Quem tá iniciando um novo negócio, ou mesmo quem já empreende há algum tempo, sabe que é comum se deparar com diversas dificuldades e barreiras, tanto burocráticas quanto profissionais, para manter o negócio de pé.

Donos de pequenas empresas ou profissionais independentes podem utilizar o espaço do Coworking como sala compartilhada, sala privativa, sala de reunião ou até mesmo como escritório virtual.

Os planos de utilização do Coworking facilitam e otimizam tempo e espaço de empreendores uma vez que os ambientes e as salas podem ser utilizados por horas ou planos mensais.

No ambiente Coworking você encontra toda a estrutura de um escritório ou uma sala comercial tradicional, com a diferença (e inovação) de que os ambientes são compartilhados por profissionais de diversas áreas que trocam experiências, potencializam o network, compartilham ideias e negócios e o melhor de tudo: com um custo muito inferior de manutenção e sem a burocracia de um aluguel tradicional de uma sala comercial, resumindo: sem toda aquela parte chata de fiador, alvará, internet…

Quais serviços um Coworking oferece?

No ambiente Coworking, profissionais de diversas áreas utilizam Salas Compartilhadas que são salas que geram network e promovem um ambiente criativo onde cada profissional tem o seu espaço de trabalho ao mesmo tempo em que está em contato com outras mentes criativas.

Salas Privativas que são semelhantes às tradicionais salas comerciais onde donos de pequenas empresas que precisam de um espaço para um time ou uma equipe podem trabalhar e produzir sem se preocupar com as burocracias contratuais como fiador, locação, tempo de utilização, IPTU, taxa de incêndio, de pintura…

Escritório Virtual que é um serviço que possibilita o registro comercial e fiscal de empresas que precisam de suporte para gerenciamento de correspondências sem precisar alugar uma sala imensa só para isso.

Reunir sócios, clientes ou parceiros numa Sala de Reunião do Coworking otimiza tempo e facilita a comunicação entre quem precisa tomar decisões importantes em conjunto.

Sala de Atendimento para atender clientes e pacientes que conta com a facilidade de localização, recepção e agendamento que já fazem parte do serviço do Coworking.

Auditório equipado para palestras, eventos, cursos presenciais e treinamentos com a facilidade do ambiente que gera networking num endereço estratégico.

Quais profissionais podem trabalhar num Coworking?

Não existe a profissão ideal para trabalhar no Coworking porque o ambiente é ideal para empresas que estão em fase de crescimento e desenvolvimento e para profissionais que trabalham individualmente e sabem que o networking aumenta ainda mais a visibilidade do seu negócio.

Ou seja, todo mundo consegue se beneficiar dentro de um Coworking.

Fizemos uma lista aqui de algumas áreas e profissionais que costumam trabalhar em ambientes de Coworking pois já perceberam que este modelo de trabalho é ideal para empreendedores e empresas inovadoras.

  • Profissionais de Marketing Digital;
  • Contadores;
  • Arquitetos;
  • Psicólogos;
  • Advogadas;
  • Designers;
  • MEIs;
  • Engenheiros;
  • Jornalistas;
  • Redatores;
  • Publicitários;
  • Freelancers;
  • Coaches;
  • Empresas de pequeno porte;
  • Startups.

Os espaços coworking são ideais para profissionais que procuram um espaço dinâmico, prático e confortável para trabalhar, vantagens que geralmente muitas pessoas não encontram ao trabalhar em home office, por exemplo.

Vantagens de trabalhar em um Coworking?

  • Diminuição de custos

No Coworking, todas as pessoas que dividem o mesmo espaço acabam contribuindo para os custos de se manter o espaço e podem usufruir de todos os serviços prestados pelo ambiente. Isso possibilita a diminuição de custos, garantindo mais lucros para seu negócio.

  • Facilidade de fazer networking

Ninguém trabalha sozinho, não é? Interação social faz parte da rotina do Coworking e fazer networking é essencial para qualquer profissional que preza pelo bom relacionamento e, acima de tudo, pelas oportunidades de negócios.

Quer um exemplo? Imagine que você é um profissional da área de marketing e trabalha numa sala compartilhada do Coworking ao lado de um advogado que precisa renovar a sua identidade visual…viu a oportunidade aí?

  • Compartilhamento de espaço com profissionais da mesma área

Falando em oportunidades de negócio…se você não quiser dividir seu espaço com profissionais de áreas distintas, pode convidar colegas que trabalham no mesmo setor, formar um time ou uma equipe e ir para uma sala privativa do Coworking.

Ou seja, profissionais da mesma área com especializações diferentes prestando serviço completo ao cliente. Perfeito, não?  

  • Ter um endereço fiscal e/ou comercial

As pessoas geralmente tendem a ter mais credibilidade em um profissional que tenha um endereço fixo de trabalho do que em um freelancer que trabalha em casa, por exemplo.

No Coworking você pode ter um endereço comercial e fiscal no escritório virtual, o que ajuda e muito a transmitir mais profissionalismo e seriedade ao seu negócio/marca e ainda facilita o seu planejamento profissional, afinal, é muito importante que sua empresa tenha horários específicos de atendimento.

  • Localização estratégica

localização é um fator fundamental para um negócio dar certo. E ser Coworker é ser um profissional que pode ser encontrado em um endereço estrategicamente comercial já que seus clientes e o público localizam os seus serviços com facilidade no endereço do Coworking.

Agora que você já sabe o que é um Coworking e se você acredita que inovação, criatividade, networking e troca de experiências são fatores fundamentais para ajudar o seu negócio ou a sua marca a crescer você só precisa vir tomar um café com a gente (Coworking sempre tem café tá? haha) e conhecer nossos serviços.

Que tal ser dono do seu futuro hoje?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *