fbpx

O que é Coworking?
Saiba como funciona

Se você já se perguntou o que é Coworking, esse post foi feito especialmente para você. E para entender melhor, vamos começar lá do início.

A ideia de Coworking surgiu no longínquo ano de 2005, nos Estados Unidos, por meio de um cara chamado Brad Neuberg que fundou um escritório junto com seus amigos, o Hat Factory.

A motivação central de Neuberg foi abrir um espaço para seus amigos e outros profissionais que precisavam de lugar para trabalhar e compartilhar experiências.

Pronto. O conceito de Coworking estava criado.

Todo esse êxito é produto de uma ideia simples: profissionais independentes que procuram um espaço democrático em que possam desenvolver seus projetos sem o isolamento do home office ou as distrações de espaços públicos.

Mas afinal, o que é um coworking?

O que é coworking 

Coworking é um modelo de trabalho baseado no compartilhamento de espaços, reunindo profissionais de diversas áreas no mesmo ambiente, mas sem necessariamente trabalhar para a mesma empresa.

Esses espaços não se limitam a um formato, são diversas opções, como:

  • Escritórios compartilhados
  • Salas de reunião
  • Escritório Virtual
  • Salas privativas
  • Auditório, entre outros.

Seguindo as tendências dos freelancers e das start-ups, os coworkings reúnem diariamente milhares de pessoas a fim de trabalhar em um ambiente criativo, inovador e inspirador.

Essa união de pessoas veio da necessidade de estar conectado e ao mesmo tempo, de gerar produtividade e resultado para sua empresa e para seus clientes dentro de um espaço colaborativo a fim de empreender de maneira compartilhada e inovadora permite que mais e mais escritórios se espalhem pelo país.

No Brasil, contam-se mais de 100 espaços. No mundo todo, estima-se que já existam mais de 4.000 espaços de coworking em funcionamento.

Criatividade é a chave do negócio

 

Trabalho e produtividade estão hoje mais do que nunca interligados, conectados.

Rotinas de trabalho vêm se tornando cada vez mais flexíveis e interativas.

O virtual e o presencial se confundem e se mesclam num fenômeno que permite gerar negócios com quem está a quilômetros ao mesmo tempo em que otimizamos e planejamos o nosso dia.

Um grande diferencial que um espaço Coworking possibilita é a oportunidade de exercitar a criatividade empresarial e de gerenciamento.

Estamos falando aqui de empresa, equipe, funcionários e você mesmo.

Ser visionário no mercado de trabalho hoje é, com certeza, a garantia de sucesso.

Sempre foi.

Mas pensa bem, você e muitas pessoas têm acesso a uma boa internet, a uma boa plataforma, a tutoriais no youtube, a palestras incríveis, a cursos online…

No entanto, a capacidade criativa de enxergar os problemas diários e comuns, a quem se dedica a pôr em prática o que acredita, de um novo ponto de vista dentro de um Coworking, proporciona desafios e recompensas profissionais que se somam a projetos e negócios que talvez você nem imaginava alcançar, e muito menos dar conta.

Grandes empreendedores só o são porque pensam de maneira diferente. Enxergam o que não está mastigado na sua frente. Escutam o que o mundo está dizendo. Agem de acordo com a evolução da sociedade.

Trabalham, criam e geram resultados em conjunto e, o primordial, compreendem o presente para se chegar no futuro.

É o famoso “pensar fora da caixa” aplicado a sua realidade dentro das suas possibilidades que são potencializadas num ambiente de Coworking e no qual você tem a chave.

Por que não mudar?

Ninguém gosta de verdade de uma rotina fixa, rígida, repetitiva e cansativa.

Às vezes, é preciso sair do lugar de um modo que se rompa as barreiras de modelos pré-definidos e batidos que já não funcionam tão bem quando pensados lá atrás.

E por falar em batido, o “pensar fora da caixa” pode dar lugar e andar junto também do “sair da zona de conforto”.

Sabe quando a mesmice toma conta da sua vida e você precisa se movimentar para não fincar raízes que mais te prendem do que te impulsionam?

 

Oportunidade de pensar fora da caixa

 

Já pensou em ter liberdade produtiva, a flexibilidade cotidiana, ao autogerenciamento criativo e autodesenvolvimento colaborativo?

Pois é, um Coworking é a oportunidade que a vida te oferece para você engrenar nesse movimento de desprendimento daquilo que te dá mais do mesmo e te limita e partir para outros caminhos que te permitem estabelecer novos limites, romper antigas barreiras e sair na frente com um novo olhar sobre a sua vida profissional.

Se jogar de maneira consciente e planejada nas oportunidades que um Coworking te oferece é talvez o maior desafio para quem quer começar a pensar e trabalhar “fora da caixinha” e sair da “zona de conforto” que já não te cabem mais.

Bora começar a pensar fora da caixa?

Bora sair da zona de conforto?

Seja dono do seu futuro, vem pro Coworking!